LiveZilla Live Help

Página Inicial > Notícias

Corpus Christi - A Celebração do Corpo de Deus

03/05/2016 09:33:21

Imagem: tv.cancaonova.com

A festa de Corpus Christi é muito tradicional na Igreja Católica do Brasil e cada Região traz para essa festa suas características regionais que enriquecem ainda mais essa celebração.

Mas a tradição de celebrar o Corpo de Deus tem sua origem no Séc. XIII na cidade de Liérge na Bélgica com a iniciativa da irmã Juliana de Mont Cornillon que segundo a tradição da Igreja recebia visões de Jesus que lhe pedia para celebrar uma festa em honra a Sagrada Eucaristia. Também um milagre Eucarístico reforçou a iniciativa de comemora-la, quando na cidade de Bolsena na Itália o Padre Pedro de Praga que celebrava a missa na cripta de Santa Cristina a Hóstia consagrada começa a brotar sangue. A tradição nos conta que isso aconteceu pela descrença do Padre na presença de Jesus na Eucaristia.

O Papa Urbano IV pede então para que o Bispo de Orviedo traga a sua presença o milagre Eucarístico sendo esse translado feito em procissão. Chegando a presença do Papa ele proclama “Corpus Christi”, assim em 1264 o Papa aprova a bula “transiturus de mundo” que institui a Quinta feira após a oitava de Pentecoste fosse celebrada a festa de Corpus Chisti.

Finalmente em 1317 o Papa João XXII publica a constituição Clementina com o dever de se realizar a procissão Eucarística pelas vias públicas e a também passou a ser celebrada na primeira Quinta Feira após a festa da Santíssima Trindade.    

Os Tapetes

A tradição de confeccionar os tapetes para a passagem da procissão de Corpus Christi é trazida pelos Portugueses e logo se difunde pela colônia, com o passar dos anos cada região foi empregando suas características na confecção desse tapete. No Sudeste essa tradição ganha força nas cidades históricas de Minas Gerais e também nas cidades do Vale do Paraíba.

Usando os mais diversos e inusitados materiais como palha de arroz, sal, e até mantimentos que são doados para pastorais e depois para população carente das cidades os tapetes ganham formas, desenhos e cores que remetem uma tradição secular que conta a história e a cultura de cada região.

A AGCTUR te convida a conhecer essa tradição no Circuito Turístico Religioso, onde cada cidade mostra através de sua arte a sua religiosidade e a história de sua gente. Entre em contato conosco e agende sua visita.  

Fonte: cleofas.com.br


Associação de Guias do Circuito Turístico 2016 - Todos os direitos reservados.
(12)9 9249 4699 [Claro] / (12)9 9656 5298 [Vivo] / (12)9 8896-5438 [Oi]
Desenvolvimento: