• Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black

AGCTUR © 2018 

APARECIDA

Considerada Capital da Fé, cidade que guarda toda a religiosidade do maior país católico do mundo. Foi nas águas barrentas do rio Paraíba do Sul que surgiu a Padroeira do Brasil: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em retribuição ao presente dos céus, Aparecida brindou-nos com um povo alegre, hospitaleiro e empreendedor.

Um dos principais destinos turísticos do Estado de São Paulo, Aparecida se orgulha de abrigar o maior Santuário do mundo dedicado à Nossa Senhora. O movimento intenso não se restringe somente ao feriado de 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, quando mais de 200 mil romeiros visitam a cidade para ver a imagem da Santa, encontrada por pescadores em 1717, mas pode ser percebido o ano todo. a cidade chega a receber 13 milhões de peregrinos por ano! Os hotéis da região ficam lotados também nos finais de semana comuns.

O cartão-postal é a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, inaugurado em 1955 e recebeu a visita do Papa João Paulo II na década de 80, do Papa Bento XVI em 2007 e do Papa Francisco em 2013. Construída em forma de cruz, toda em tijolo à vista, tem capacidade para 45 mil pessoas e é visível da Rodovia Presidente Dutra, estrada que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

Basílica

Nacional de Aparecida

É o segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foi inaugurada em 4 de julho de 1980, quando João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. Em outra de suas visitas, passando por Aparecida, abençoou o santuário e, em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, elevou a nova Basílica a Santuário Nacional. Localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a "Passarela da Fé", que liga a Basílica atual com a antiga, ambas visitadas por romeiros. 

 

Ao visitar a Basílica Nacional, o peregrino é convidado a vivenciar toda a religiosidade que existe no local, através de seus vitrais, painéis, mosaicos e piso. Em todo local que se olha, encontra-se um significado catequético e litúrgico, através da arte sacra presentes na Basílica Nacional. Não há dúvida: ao entrar no Santuário, somos acolhidos como filho e nos sentimos no colo da Mãe Aparecida

Tempo aproximado de visitação: 2h30 à 3h

Matriz

Basílica

Com a aprovação, a primeira capela foi construída em 1745 no Morro dos Coqueiros, hoje Praça Nossa Senhora Aparecida, que acolheu multidões durante 143 anos (1745 a 1888). Era de taipa e pilão e, por não comportar o crescente número de devotos que acorriam ao templo precisou passar por uma reestruturação.

 

Foi construída então, a segunda capela que hoje ainda existe. Trata-se da Matriz Basílica, popularmente chamada Basílica Velha. Inaugurada em 24 de julho de 1888, acolheu multidões de peregrinos durante 94 anos (1888 – 1982) quando o atendimento aos romeiros transferiu-se definitivamente para o santuário nacional, conhecido por Basílica Nova. Foi nesse local onde aconteceram os milagres mais conhecidos de Nossa Senhora: o escravo Zacarias, a cura da menina cega e a conversão do cavaleiro prepotente. Foi nessa igreja também que, em 1978, a imagem de Nossa Senhora Aparecida ficou reduzida em quase 200 pedaços, ao sofrer um terrível atentado. Após passar por um longo período de uma restauração minuciosa, a Matriz Basílica continua a atrair milhares de pessoas, que vem de longe motivadas pela fé.

Tempo aproximado de visitação: 1h

Porto

Itaguaçu

Local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, de grande peregrinação, para o qual centenas de romeiros afluem a fim de conhecer a história de onde tudo começou.
Em Tupi-Guarani, Itaguaçu significa “Pedra Grande”. Antigo bairro das Pedras é o local onde, na curva do Rio Paraíba, foi encontrada a imagem da Santa, e por isso recebe grande número de visitantes. O lugar pertence à arquidiocese desde 1951.

O Porto Itaguaçu foi transformado em um atraente ponto turístico e a inauguração das novas instalações deu-se em 11 de outubro de 1997. O monumento, "Os Três Pescadores”, escultura do renomado artista Chico Santeiro, esculpida em 1970, foi preservado.

A singela capela, obtida por inteligente recurso de uma parede de vidro atrás do altar, permite compor um ambiente ecológico religioso adequado a interiorização e à oração. Completam a estrutura de recepção turística: iluminação, sanitários, água potável, local para se acender velas e segurança 24 horas. No Porto Itaguaçu, há um convidativo passeio de barco, onde o peregrino se emociona ao conhecer o local onde se deu o encontro da imagem.

​Tempo aproximado de visitação: 1h30

Mirante e

Museu da Torre Brasilia 

Desde 1967, a Torre Brasília abriga o Museu de Nossa Senhora Aparecida, que guarda relíquias de grande valor histórico e sacro, entre eles a pedra contendo a marca da ferradura do cavalo do homem ateu e a corrente que se quebrou das mãos do escravo Zacarias no momento que ele rezou à Nossa Senhora.

 

O acervo conta ainda com as rosas de ouro doadas por Papa Paulo VI, Papa Bento XVI e Papa Francisco. O local que atrai mais atenção dos visitantes é a sala do ouro, onde ficam guardados os objetos de ouro doados pelos peregrinos à Basílica Nacional. Na torre ainda é possível subir até o mirante, de onde pode-se observar todo o complexo do Santuário e se encantar com um belo cenário.

​​Tempo aproximado de visitação: 1h30

Circuito

da Cúpula

A cúpula é um dos mais novos atrativos a serem inaugurados no Santuário Nacional. Ao subir os 70 metros da cúpula, o peregrino se depara com uma visão magnífica do altar central da Basilica Nacional, de onde vêem do alto descer a grande cruz, obra assinada por Claudio Pastro. O revestimento da cúpula é todo feito por pastilhas, que formam um lindo mosaico, representando a Árvore da Vida, fazendo referência ao grão de mostarda citado no Evangelho de Lucas. Do alto é possível ter uma idéia da grandiosidade da obra, que encanta os olhos e emociona o peregrino.

 

A cúpula que foi inaugurada em 2017 abriga duas exposições: uma que conta sobre a construção do Santuário e outra que faz uma homenagem aos 300 anos do encontro da imagem.

​​Tempo aproximado de visitação: 1h à 1h30

Bondinhos 

Aéreos ao

Morro do

Cruzeiro

Com mais de 1.000 metros de comprimento, o bondinho de Aparecida foi criado para facilitar o acesso ao Morro do Cruzeiro, além de ser um belo atrativo turístico. Ao fazer o passeio, o peregrino se deslumbra com uma vista magnífica do Santuário de Aparecida e vivencia uma experiência única! Criado a partir de tecnologia suíça, o visitante contempla a beleza da região, em um passeio confortável e tranqüilo.

Tempo aproximado de visitação: 1h à 1h30

Caminho do

Rosário

Inaugurado em outubro de 2018, o Caminho do Rosário é o mais novo atrativo em Aparecida. Em 2km de extensão, toda a área foi planejada pelo paisagista Jair Pinheiro, com o objetivo de ornamentar, aclimatizar e auxiliar na meditação. A arte presente no Caminho do Rosário passa a ser instrumento na evangelização. Os mistérios do Rosário são apresentados através de esculturas feitas de argila criadas pelo artista paraguaio Blas Servin. É uma visita ímpar! O peregrino tem todos os sentidos despertados nessa visita, o que torna esse caminhar ainda mais especial.

Tempo aproximado de visitação: 1h30 a 2h

Memorial da

Devoção

O Memorial de Devoção é um atrativo que emociona o peregrino do início ao fim! O filme em 3D, que relata os milagres de Nossa Senhora, desde o encontro da imagem à construção da Basílica Nacional. O visitante pode ainda conhecer o Museu de Cera, que contém mais de 20 cenários e mais de 60 personagens em cera, e conhecer as imagens dos Bispos e padres que participaram da construção do Santuário, a família imperial e os presidentes que tiveram uma ligação com a Matriz Basílica e Basílica Nova, além de outros famosos devotos de Nossa Senhora Aparecida. É um passeio que vale a pena ser feito!

​Tempo aproximado de visitação: 1h40 à 2h

Passarela

da Fé

Construída na década de 70, a Passarela da Fé liga a Basílica Nacional com a Matriz Basílica, conhecida carinhosamente como Basílica Velha. Com quase 400 m de comprimento, milhares de pessoas passam por ela, como forma de agradecimento a uma graça alcançada ou um pedido a ser atendido. Muitos peregrinos atravessam a Passarela da Fé rezando o terço, cantando e louvando a Mãe Aparecida. É um momento de grande emoção!

Tempo aproximado de visitação: 20 min

Seminário

Bom Jesus

O Seminário Bom Jesus, que também é uma pousada, foi fundado em 1894 com o lançamento da pedra fundamental pelo Arcebispo de São Paulo, Dom Lino Deodato Rodrigues Carvalho, foi inspirado no Palácio de Versalhes, na França e foi projetado pelo engenheiro Dr Francisco Carlos da Silva. Situado privilegiadamente no centro da cidade de Aparecida, numa área arborizada, o Seminário atrai muitos peregrinos que vem no intuito de conhecer a ala papal. Papa João Paulo II, Papa Bento XVI e Papa Francisco passaram pelo Seminário, além de Madre Paulina.

​Tempo aproximado de visitação: 1h30