• Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black

AGCTUR © 2018 

LORENA

A cidade teve sua origem num povoado construído no final do século XVII, conhecida como Vila de Guaypacaré em 1705.

Do ponto de vista administrativo, a freguesia foi criada em 1718 e o município em 1788. Lorena foi elevada a cidade em 1856. Conhecida pelas cidade das "palmeiras imperiais", recebeu a Monarquia Imperial Brasileira, desde, D.Pedro I, cujo caminho esta foi para a Proclamação da Independência, e em sua estadia plantou pessoalmente uma das palmeiras da conhecida Rua da Palmeiras. Depois recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, Princesa Isabel e seu marido, o Conde D'eu, que se hospedaram na suntuosa residência do Sr. Conde Moreira Lima.

Lorena ainda no auge dos tempos do café abrigou grandes fazendas com destaque as do próprio Conde Moreira Lima, Barão de Santa Eulália, Barão da Bocaina, Albano José, Cornélio João da Silva entre outros.

Catedral

Nossa Senhora

da Piedade

Por volta do ano de 1698 a Capela de Nossa Senhora da Piedade foi erguida por meio de doações feitas por Bento Rodrigues Caldeira, Jõao de Almeida e Pedro da Costa Colaço. Em 1890 foi erguida em seu lugar e inaugurada a Catedral Nossa Senhora da Piedade. A igreja foi construída de frente para o Rio Paraíba e para o porto que ali existia na época porque se imaginava que a cidade cresceria naquela direção. Diferente do que se pensou a população se desenvolveu ao Leste da cidade e a igreja ficou de costas para a mesma. Nossa Senhora da Piedade é a Padroeira da Cidade. 

​​​​Tempo aproximado de visitação: 30 min

Basílica

São Benedito

Em 15 de novembro de 1917, durante o pontificado do Papa Bento XV, foi o Santuário de São Benedito agregado à Basílica de São Pedro, em Roma, distinção que notabilizou nossa Igreja como o único Santuário Basílica de São Benedito do mundo todo. Assim os fiéis que visitam o Santuário Basílica, em Lorena, recebem, de acordo com as leis canônicas, as mesmas indulgências daqueles que visitam a Basílica de São Pedro, em Roma.

O Santuário de São Benedito é uma construção em estilo gótico em seu exterior e de estilo barroco, o seu interior. Sob seu altar jazem os despojos do Conde Moreira Lima e sua esposa.

Tempo aproximado de visitação: 30 min

Igreja de

N.Sra. do Rosário

Construída em formato de cruz grega, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, abriga relíquias religiosas do século XIX. Uma delas é a cúpula que fica bem no centro da igreja, além disso, o retabulo do altar mor faz parte da história que o templo carrega.

 

A igreja foi construída no final do século XIX, e passou por um restauro por 2 anos. O objetivo foi preservar o estilo arquitetônico eclético da igreja que mistura elementos em neoclássico rococó e barroco. O projeto arquitetônico foi feito pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo, o mesmo que projetou o Teatro Municipal de Sâo Paulo.

Tempo aproximado de visitação: 30 min

Comunidade

Bethânia

O inicio da Comunidade Bethânia se deu a partir de experiências pessoais do Padre Léo, enquanto sacerdote e diretor no Colégio São Luiz, em Santa Catarina. Durante os atendimentos, Padre Léo notou que o problema de drogas era uma urgência a ser combatida. Inspirada na Bethânia bíblica, a Comunidade nasceu como casa de acolhida dos diversos marginalizados.

 

Nesta perspectiva, a Comunidade Bethânia não é um centro de recuperação e nem clínica onde se internam pessoas em tratamento. Bethânia é um recanto, onde acolhe a cada um, como o próprio Cristo. Fundada em 1995, a Comunidade Bethânia tem vários recantos espalhados no Sul e Sudeste do país.

Tempo aproximado de visitação: 1h a 1h30

Centro Cultural

Memorial

Padre Léo

O Centro Cultural Memorial Padre Léo, foi inaugurado em 2018, e fica localizado na Rodovia Presidente Dutra, km 53. Possui uma capela com arquitetura moderna, e um ambiente que conta toda a história de vida do fundador, Padre Léo. A construção do Memorial era um sonho antigo da Comunidade Bethânia, que desejava manter em Lorena todo acervo audiovisual para que a memória do Padre Léo seja reservada.

No Memorial, os visitantes podem adquirir produtos exclusivos da Comunidade bem como livros do Padre Léo, terços e objetos religiosos.

Tempo aproximado de visitação: 1h a 1h30