• Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black

AGCTUR © 2018 

Dúvidas Frequentes

eu posso visitar o santuário nacional sem contratar um guia

AGCTUR: Para visitar a cidade de Aparecida não é obrigatório que seja contratado o Guia de turismo, porém, é importante ressaltar que um local tão importante como é Aparecida, é de fundamental importância a presença de um guia de turismo especializado no circuito religioso. O guia de turismo tem todo o conhecimento para explicar sobre a arquitetura, os atrativos, dicas de passeios e dar todo o suporte necessário para que a visita seja bem realizada.

Vou muitos anos à Aparecida. Conheço tudo no Santuário. Eu preciso contratar um Guia de Turismo para acompanhar meu grupo?

AGCTUR: Só um guia de Turismo especializado no circuito religioso poderá apresentar o diferencial que o seu grupo deseja e merece. Muitos grupos vem a Aparecida à muitos anos, e por já conhecerem os locais, acreditam que não tem mais nada para ser conhecido. Esses grupos apenas “passam” por Aparecida, mas não conhece o significado, a história ou a catequese que existe na Basilica Nacional. Ao ter o acompanhamento de um guia, que além de tudo é morador local, proporcionará uma experiência incrível ao grupo. Contratar um guia de turismo È certeza de sucesso!

Quantos dias eu preciso para conhecer todas as cidades do Circuito Religioso?

AGCTUR: Para se fazer uma boa visita em todas as cidades do Circuito Religioso, o peregrino deverá dispor de alguns dias para conhecer todos os atrativos. Uma visita bem feita deverá contemplar não somente os atrativos turísticos, mas sim, permitir que haja um momento de espiritualidade, de oração e de contemplação nos locais visitados. Na aba “Roteiros” (clique aqui) é possível fazer um calculo de quanto tempo será necessário para visitar todos os atrativos.

Como eu faço para contratar um Guia de Turismo credenciado e especializado no Circuito Religioso?

AGCTUR: A contratação de um Guia de Turismo associado da AGCTUR é feita através de email, telefone, Instagram ou Facebook. Na aba “ Contato” (clique aqui) é possível realizar o agendamento do guia. Na aba “ Guias” (clique aqui) é possível conhecer os Guias associados da AGCTUR,  conhecer a formação de cada guia,  suas características e suas habilidades. Além disso, é possível também acompanhar os serviços realizados através das fotos dos guias em atendimento com os grupos

Eu posso contratar um guia só para atender minha família?

AGCTUR: Sim, isso é possível. O tour privativo poderá ser realizado das seguintes formas: no carro do contratante, em carro alugado ou no carro do próprio guia de Turismo. O tour privativo tem sido muito solicitado em nossa Associação, pois muitas pessoas, que já conhecem o Circuito Religioso, têm buscado cada vez mais conhecer as riquezas dessa região. Para contratar um guia para atendimentos privativos, clique aqui.

Como saber se o guia é legal ou ilegal?

AGCTUR: O guia de turismo registrado e cadastrado no órgão regulamentador (CADASTUR) deverá ter seu crachá de identificação em local visível e com data de vencimento em dia. Os Guia de Turismo associados da AGCTUR é identificado também com o uniforme. As pessoas não habilitadas pelo Ministério do Turismo que estiverem acompanhando, orientando ou transmitindo informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas, estão cometendo o crime de Exercício Ilegal da Profissão, segundo o Código Penal:

Art. 47. Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício:​

Pena - prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa.

Por ser uma profissão reconhecida por Lei, só pode trabalhar como Guia de Turismo no Brasil quem se formou por um Curso Técnico de Guia de Turismo e está devidamente registrado no Ministério do Turismo como Guia de Turismo.