• Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black

AGCTUR © 2018 

Profissão: Guia de Turismo

“Ser guia de Turismo é ajudar a transformar sonhos em realidade!”. Se houvesse uma única definição para descrever a profissão do Guia de Turismo, essa seria a melhor opção! O encontro do turista com o Guia é a parte final de um processo que começou muito tempo antes, quando o desejo da viagem era ainda só um sonho para o viajante. E a missão do Guia de Turismo é justamente colocar “cor e sabor” em algo que estava apenas no imaginário.


A profissão do Guia de Turismo é proporcionar momentos agradáveis e inesquecíveis ao turista que se dispõe a conhecer o destino!

Além de ser necessário ter amplo conhecimento sobre História, Geografia, conhecer os aspectos culturais dos locais visitados, conhecimentos de primeiros socorros e assuntos ligados a atualidades, o guia precisa também ter características pessoais que serão importantes para o desenvolvimento do seu trabalho , como: a capacidade de se relacionar com grupos e pessoas, ser ágil, dinâmico, ter pensamento rápido e habilidade para solucionar imprevistos. O guia dever possuir autoridade para tomar a frente da resolução dos problemas que podem vir acontecer durante uma viagem, além de ser flexível e paciente. Do ponto de vista do turista, para ser um bom guia de turismo, é preciso que o profissional seja sociável, simpático, alegre, divertido, cordial, paciente, atencioso e possuir amplo conhecimento geral e específico. Do ponto de vista das agências que contratam o serviço do guia, as características desejadas do profissional são: honestidade, responsabilidade, pontualidade, capacidade de liderança e persuasão e ser bom vendedor.

A profissão de guia de turismo pode ser classificada da seguinte forma:

.: Guia de Turismo Regional: Compreende a recepção, o traslado, o acompanhamento, a prestação de serviços, a assistência ao turista, itinerários, ou roteiros locais ou intermunicipais de uma determinada Unidade da Federação (UF), para visita aos seus atrativos turísticos.

.: Guia de Turismo de Excursão Nacional: abrange o acompanhamento e assistência aos grupos de turistas durante todo o percurso da excursão de âmbito nacional ou realizado na América do Sul, adotando todas as atribuições de natureza técnica e administrativa necessária para a execução da programação.

.: Guia de Turismo de Excursão Internacional: realiza as atividades do Guia de Turismo de Excursão Nacional para os demais países do mundo.

.: Guia de Turismo Especializado em Atrativo Turístico: quando as atividades compreendem a prestação de informações técnico-especializadas sobre determinado tipo de atrativo natural ou cultural de interesse turístico.

Como ser guia de turismo?

Para ser Guia de Turismo, o interessado deverá se capacitar através de alguma escola certificada que ministre o curso técnico em Turismo, com carga de 800 horas. Ao receber seu certificado de conclusão de curso, o interessado deverá acessar o site do Cadastur e realizar os procedimentos de cadastro, passo a passo. Após, a conferência de documentação e dos dados pessoais, o Cadastur liberará seu número de cadastro e, posteriormente, sua credencial de Guia de Turismo.

Como ser guia associado da AGCTUR?

Para ser Guia de Turismo associado pela AGCTUR (Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso) é necessário:
 

  • Estar com a credencial válida e estar quite com todas as obrigações financeiras (semestralidade)
     

  • Ser morador das cidades do Circuito Turístico Religioso, em caso de não ser, será necessário ter um tutor para ingresso do meio turístico religioso
     

  • Participar das formações, capacitações e reuniões propostas pela AGCTUR
     

  • Participar de forma ativa nas ações desenvolvidas pela AGCTUR
     

  • Ao se associar, o guia deverá acompanhar guias mais experientes no acompanhamento de grupos, para que adquira conhecimento e aprendizado com situações reais comuns de um guiamento.
     

  • Respeitar as regras quanto ao uso do uniforme, postura e ética, de acordo com o estatuto e regimento interno da AGCTUR
     

  • Preencher a ficha de inscrição e fornecer os documentos necessários solicitados pela secretaria da AGCTUR

Quer conhecer um pouco mais sobre a legislação referente

a profissão de guia de turismo?