• Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black

AGCTUR © 2018 

GUARATINGUETÁ

O município é um dos mais importantes do Vale do Paraíba, possuindo importância turística, industrial e comercial.

Nasceram, no município, várias personalidades brasileiras, tais como Frei Galvão (o primeiro santo católico brasileiro), Pasquale Cipro Neto (professor de língua portuguesa), Dilermando Reis (violonista), Rodrigues Alves (ex-presidente do Brasil) e Euríclides de Jesus Zerbini (médico cardiologista e pioneiro no transplante de coração no Brasil).

A terra natal de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, gira em torno do filho ilustre. O movimento na cidade, que já era grande, só fez aumentar depois da canonização em 2007. As visitas à casa onde o religioso nasceu em 1739 e viveu até os 21 anos chegam a dez mil por mês. A residência simples, de apenas dois cômodos, foi reconstruída em 1989, mantendo a arquitetura e o piso de pedra original. Uma exposição de quadros conta as passagens da história e dos milagres do santo e divide a atenção com os objetos pessoais.

Matriz de

Santo Antônio

É o monumento mais antigo da cidade. Teve início em uma capela erguida em “pau-a-pique coberta de palha (sapé)”, nos idos de 1630. A construção atual, em taipe e pedra vem do século XVIII, com reformas e ampliações sucessivas.

Em seu interior há altares barrocos e néo-clássicos, com elementos rococó, afrescos e entalhes de madeira, com destaque para o bonito para-vento da entrada. Entre suas antigas e valiosas imagens destacam-se as de S. Miguel, de Nossa Senhora das Dores, de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e em especial a seiscentista imagem em terracota, de Santo Antônio, padroeiro de Guaratinguetá.

Tempo aproximado de visitação: 40 min

Casa

de Frei

Galvão

A casa onde nasceu Frei Antônio de Sant`Ana Galvão, em 1739, foi reconstruída por iniciativa particular em 1989 por motivo da comemoração dos 250 anos de seu nascimento. O material da reconstrução foi reaproveitado a partir do original. A casa é tombada pelo município, por seu valor histórico e por sua arquitetura que conserva o estilo colonial da época. Hoje é habitada por uma das herdeiras de Frei Galvão, e não esta aberta à visitação, mas na parte térrea da casa há a Sala das Relíquias - que é voltada para rua Frei Lucas, trata-se de um espaço de 50 m2, onde estão em exposição relíquias, móveis, imagens e quadros. O piso, reconstituído, é de tijolos antigos. Na parede que dá para a rua Frei Galvão, a taipa foi recoberta e sua espessura pode ser observada na parte superior. As portas, batentes e soleiras pertencem à casa original.

​Tempo aproximado de visitação: 30 min

Memorial e

Fonte de

Frei Galvão

A visita ao Memorial e a Fonte de Frei Galvão faz parte do roteiro de todo peregrino que deseja conhecer a história do primeiro Santo brasileiro. A Sala dos Milagres e sala dos ex-votos é o lugar que muitos devotos se emocionam, agradecem e fazem seus pedidos, clamando a intercessão de Frei Galvão. No complexo, também se pode visitar a Fonte, onde os peregrinos podem captar as águas abençoadas.

Tempo aproximado de visitação:  30 min

Santuário de

Frei Galvão

O Santuário Frei Galvão é o primeiro Santuário dedicado ao primeiro Santo Brasileiro, que recebe muitos peregrinos que vão em busca das pílulas milagrosas. O local recebe milhares de devotos todos os dias, principalmente as 14h30, quando acontece a novena perpétua à Frei Galvão. A imagem do santo de 8m de altura é um atrativo a parte, onde aos pés de Santo Frei Galvão, muitas orações e agradecimentos são feitos. O local conta ainda com sanitários, lojas de souvenirs e lanchonete. Com o crescente número de fiéis que vão diariamente ao Santuário Frei Galvão, um novo santuário já está sendo construído para atender com mais conforto os peregrinos que lá freqüentam.

Tempo aproximado de visitação: 40 min à 1h

Seminário de

Frei Galvão

Um local de paz e tranqüilidade, cercado pela beleza da natureza. Assim é o Seminário de Frei Galvão, fundado em 1942, recebe os seminaristas que querem se formar franciscanos. A típica alegria franciscana e a acolhida fraterna, faz com que os peregrinos que vão ao Seminário Frei Galvão sintam-se “em casa”. O Seminário conta ainda com uma exposição permanente de presépios e da vida de São Francisco de Assis. Ao sair do Seminário, uma grande imagem de Nossa Senhora de Fátima é a parada obrigatória para fotos e oração.

Tempo aproximado de visitação: 1h30 à 2h

Gruta N.Sra.

de Lourdes

A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes foi construida por Monsenhor João Filipo. Como santo homem de Deus, foi a cidade de Lourdes, na França, pedir pelo povo brasileiro, pelas irmãs e crianças que viriam para o Orfanato ou Casa do Puríssimo Coração de Maria. Ele dirigiu-se à Gruta de Massabielle, onde a Mãe de Deus apareceu, então ele rezou, e colheu daquela fonte surgida por indicação de Nossa Senhora algumas pedras com a intenção de colocá-las aos pés da imagem na Gruta construída por ele, na saída da água. Outras duas pedras colocaria aos pés da Imagem do Puríssimo Coração de Maria, logo que a capela estivesse pronta.

Rezou pedindo a Nossa Senhora que abençoasse toda água que por aí passasse, como Ela abençoa as águas da Gruta de Lourdes que são instrumento de tantos prodígios e graças. Pediu ainda que Ela abençoasse todas as pessoas que aqui viessem com fé e com devoção apresentando suas necessidades, que Ela realizasse também aqui as mesmas graças, curas, bênçãos, milagres e favores que realiza em Lourdes, na França.

Tempo aproximado de visitação:  30 min

Fazenda da

Esperança

Fundada em 1983, a Fazenda da Esperança nasceu do desejo de ajudar jovens que sofriam com a dependência química e que passavam o dia numa esquina em Guaratinguetá, hoje conhecida como “Esquina da Esperança”. Fundada por Frei Hans e Nelson Rosendo, a Fazenda da Esperança tem como objetivo ajudar pessoas que querem se libertar do álcool, drogas e de qualquer vício que destrói o ser humano. Os pilares utilizados no tratamento de recuperação são a espiritualidade, a convivência e o trabalho.

 

Papa Bento XVI veio à Guaratinguetá em 2007 e visitou a igreja dedicada a Santo Antonio de Santana Frei Galvão e Santa Crescência, e a igreja foi elevado a Santuário da Esperança em 2016. Há também o Espaço Peregrino Irmã Odete, que conta com sanitários, lanchonete e lojas

​Tempo aproximado de visitação: 3h à 4h